O Esforço Como Caminho para a Conquista: Lições de Shaun, o Carneiro e Reflexões Sobre a Atualidade"



Introdução 

Início aqui comentando o incrível trabalho de stop-motion, intitulado Shaun, o Carneiro. Essa técnica, que traduzida para o português é chamada de quadro a quadro, exige uma câmera para registrar as fotos. Os personagens ou objetos são reposicionados continuamente até ganharem vida. Ao juntar essas imagens, a ilusão acontece, e o trabalho toma forma. É uma técnica impressionante, mas que exige muito esforço e dedicação por parte de seus produtores.


Shaun, o Carneiro, é mais uma genial criação de Nick Park, o talentoso autor por trás de Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais. Em 2015, Shaun, o Carneiro conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem no Anima Mundi Internacional Animation, um renomado festival de animação. Essa obra foi produzida pelo estúdio Aardman Animation, o mesmo responsável pelo sucesso A Fuga das Galinhas.


Vai, Bitzer


Neste momento, vou comentar o episódio cinco, que descreve Bitzer, o cachorro que ajuda a cuidar de sua fazenda junto com seu dono. Bitzer se esforça treinando para participar de uma corrida que será contra sua vizinha. O episódio é chamado "Vai, Bitzer!" da série Shaun, o Carneiro. Veremos essa história, repleta de humor e do esforço de uma equipe unida!

Nesse episódio podemos observar a ideia de que Bitzer, se preparou com a ajuda dos integrantes de sua equipe, que são os personagens da fazenda, Bitzer se esforça e treina duro, para conseguir ganhar a corrida, na corrida quando Bitzer estava prestes a ganhar, ele volta para trás, para ajudar o seu adversário, estende a mão, e derrepente sua adversária que estava chorando pedindo ajuda, sai correndo entra no carro de Bitzer, porque seu carro foi destruído por colisão na pista, a cachorra acelera, prestes a linha de chegada, há uma curva, e derrepente a poucos metros dali acontece um deslize, e novamente o carro é totalmente destruído, de alguma forma inexplicável o volante do carro agora destruído sai pulando e chega até Bitzer, a um silêncio de poucos segundos, Bitzer sem entender pega o volante, e a torcida vibra, gritando, "vai bitzer, vai", quando então Bitzer com o volante cruza a linha de chegada.

Muitos de vocês já assistiram a alguma série, filme, anime ou outras atrações que os fazem torcer para que o injustiçado vença. Uma das características de Bitzer é o esforço e o trabalho duro para alcançar seu objetivo. Ele venceu porque se esforçou mais e, de maneira quase milagrosa, ganhou a corrida. Em todos os seres humanos há, ou deveria haver, esse senso de justiça, que nos mostra que o esforço, após muitas dificuldades, normalmente é recompensado. O trabalho deveria proporcionar essa recompensa.

Conclusão 

Nossos jovens infelizmente não todos, mas a grande maioria — e digo isso como alguém que tem um olhar de dentro das escolas, pois trabalho em uma — estão deixando de lutar ou de se esforçar para alcançar seus objetivos. Frases como "Deus ajuda quem cedo madruga" ou o texto bíblico que afirma: "Todo trabalhador é digno de seu salário" (1 Timóteo 3:18), estão distantes e deixando de fazer sentido, em uma geração que vê o esforço como perda de tempo. Querem ganhar excelentes salários ou ter rendas sem esforço. O que será de nosso futuro se essas ideias prevalecerem?

Deixe nos comentários sua opinião. Desde já, se você chegou até aqui nesta leitura, agradeço!



Comentários

Jaque disse…
Reflexão interessante, parabéns

Postagem mais vistas