O último episódio de Dragon Ball Daima.
Goma é derrotado por Goku.
Introdução
Vamos falar do último episódio de Dragon Ball Daima de Akira Toriyama. Nesse episódio, o Rei Goma é derrotado por Goku e sua turma, que vão até esse reino atrás de Dende, um Kami-sama que foi encolhido com os principais guerreiros da franquia. As Esferas do Dragão foram reunidas na terra, e alguns pedidos foram feitos. Um desses pedidos pede para Shenlong encolher Goku e sua equipe para enfraquecê-los. Então, Goma e Dejesu voltam ao seu reino, e as aventuras dessa equipe continuam em uma saga de muitas aventuras, que vão atrás de Goma que levou Dende. Goku e seus amigos descobrem que há três esferas nesses três reinos onde Goma se declara rei e começam aventuras épicas atrás dessas três esferas do Dragão. Goku e sua equipe querem as esferas para voltarem a ser adultos e recuperarem suas forças. Quer saber mais detalhes? Assista ao anime disponível na Crunchyroll, Netflix e na Max aqui no Brasil.
A prisão de Goma
Nesse episódio Goma e Dejesu são presos em uma espécie de "garrafa mágica" e são condenados por Picolo e Dendê para serem presos por 99 anos, a questão aqui é pensarmos que essa ideia não é especifica apenas de dragon ball, por exemplo: Prometeu, da mitologia grega, foi acorrentado por Zeus no Monte Cáucaso por ter dado o fogo aos humanos. Ele sofreu um castigo eterno até ser libertado por Hércules. Loki, na mitologia nórdica, foi acorrentado após causar o Ragnarok. Ele foi preso em uma caverna com uma serpente gotejando veneno sobre ele. Nos mitos hindus, alguns demônios, chamados Asuras, foram aprisionados pelos deuses como forma de manter o equilíbrio entre o bem e o mal, já na tradição cristã satanás a antiga serpente será preso por mil anos durante o fim dos tempos, segundo o Livro do Apocalipse, mas também existe a visão amilenista, ou seja o milênio já acontece e a antiga serpente está em uma prisão que o limita para que ele não mais impeça o avanço da pregação do evangelho, e depois da grande tribulação será julgado e preso novamente só que agora em prisões eternas dando fim assim em todo o mal da criação reestabelecendo todas as coisas assim como foi no Éden.
A filosofia trabalha algumas dessas ideias como, Mal como Ausência de Bem: O Filósofo Agostinho argumenta que o mal não tem existência própria, mas é a ausência ou privação do bem, assim como a escuridão é a ausência de luz.
Mal como Escolha Humana: Platão e Aristóteles abordaram o mal como resultado da ignorância ou escolhas inadequadas. Para eles, o conhecimento do bem deveria levar à virtude, mas a falta de sabedoria pode levar ao erro.
Dualismo: Pensadores como os maniqueus acreditavam em um eterno conflito entre forças do bem e do mal, ambos coexistindo como princípios fundamentais.
Filosofia Moderna: Hobbes viu o mal como parte da natureza humana, com o egoísmo sendo a força motriz. Já Kant entendeu o mal como a má vontade ou a escolha deliberada de ir contra a lei moral.
Filosofia Contemporânea: Filósofos como Hannah Arendt exploraram o "mal banal", enfatizando que o mal pode surgir da passividade, do conformismo e da falta de reflexão crítica, em vez de intenções profundamente malignas. Enfim, o anime nos traz a ideia de uma "paz momentânea" depois da prisão de Goma, mas nos dá a sensação de que, em algum momento, o mal voltará, reiniciando toda a batalha novamente. Para nós, fãs de Frankia, isso é excelente! Mas, no mundo real, o que você acha? Quais são suas crenças? O que elas dizem sobre a batalha entre o bem e o mal?
Há um texto importante no Livro da Sabedoria, em Provérbios, utilizado tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo, que diz: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons."
Essa visão, compartilhada por judeus e cristãos, acredita que, um dia, o bem vencerá o mal, e não haverá mais influência do mal. E você? O que pensa sobre a batalha entre o bem e o mal? Você acredita que, um dia, essa batalha terá fim? Ou acha que terá um to be continued?
Comentários