Lampião: O Anti-Herói do Sertão

Lampião: O Anti-Herói do Sertão


Começo falando desse nome que talvez você não conheça: Virgulino Ferreira da Silva. Mas com certeza já ouviu falar do famoso Lampião. Esse personagem é uma das figuras mais emblemáticas da história do Brasil.

Considerado por alguns um herói do povo que luta contra a desigualdade, alguns vão até complementar dizendo que ele tem algumas semelhanças com Robin Hood, figura bem conhecida do folclore inglês. Figura essa que, segundo alguns, realmente existiu; outros dirão que vários foras da lei utilizaram esse nome. Enfim, não se sabe ao certo se Robin Hood existiu. Quem sabe, em outro momento, eu escrevo sobre esse personagem. Agora, Lampião ser uma espécie de Robin Hood? Acho que não. Não como apontado nas lendas inglesas, é possível que Lampião tenha ajudado algumas comunidades, mas por motivos diferentes dos de Robin Hood. Ele ajudou para aumentar seus aliados e convencer os demais de sua popularidade.



O fato é que essa discussão é incrível. Me lembro de ter ofertado essa discussão em sala de aula e apresentado Lampião como um anti-herói. Conhece esse termo? Observe abaixo:


Anti-herói

Um anti-herói não possui virtudes que se encontram nos heróis. Ele geralmente não tem comportamento amigável, não se dá bem com outras pessoas e, às vezes, é egoísta, pensando apenas nele. Nesse sentido, não vou comparar com Lampião porque não tenho as condições necessárias para poder analisar seu comportamento, se tinha um caráter egoísta ou não. Apesar de que, depois de conhecer Maria Bonita, tentou organizar uma comunidade. Não vou me atentar aqui para descrever Lampião como anti-herói por causa de suas características emocionais ou temperamentais; vou me atentar às características de um anti-herói, por exemplo, como um protagonista com imperfeições. Suas ações podem ser motivadas por razões pessoais ou egoístas, e eles frequentemente enfrentam dilemas morais. Suas decisões podem ser questionáveis. Nesse contexto, posso utilizar esse comparativo para analisar Lampião.


Um excelente exemplo de anti-herói é o Deadpool. Acho que você conhece bem e sabe que suas atitudes não são eticamente corretas, mas, no final, alguns vão olhar para ele com bons olhos, e outros com um olhar de reprovação. É assim que Lampião era enxergado. Para alguns, ele é visto como um bandido que roubava e matava pessoas, e para outros, será visto como um herói.


O fim trágico de sua vida. ele foi decapitado. Se você quiser ver uma foto da decapitação de Lampião, alguns vão dizer que ela é real; outros, que não se sabe ao certo. Mas, se quiser, pode conferir a foto logo abaixo no link.


E aqui nós terminamos, refletindo sobre a importância histórica de falar de Lampião. Lampião inspirou dança e muitas manifestações culturais de fato ele meche com o imaginário do povo brasileiro, sendo manchete até fora do país. E hoje, como ele deve ser visto? Qual é a discussão em torno desse personagem? Qual é a sua opinião? Deixe um comentário ou compartilhe com alguém que você conhece.

Referências 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Foto_das_cabe%C3%A7as_cortadas_do_bando_de_Lampi%C3%A3o#:~:text=A%20foto%20das%20cabe%C3%A7as%20cortadas,publicada%20no%20ano%20de%201938.


https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/6/13/ilustrada/9.html#:~:text=Em%201921%2C%20ele%20formou%20seu%20pr%C3%B3prio%20grupo.,essa%20pr%C3%A1tica%20e%20fez%20conluios%20com%20coron%C3%A9is.

Comentários

Postagem mais vistas